A importância do Associativismo

Data | 21/12/2021

Eis uma receita poderosa para fortalecer as empresas: o associativismo. A evolução do homem na terra é contada pela sua capacidade de se UNIR em torno de objetivos comuns. O associativismo é a forma mais natural e inteligente de preservar e fortalecer os interesses de grupos e indivíduos. A união propiciada pelo associativismo faz com que os empreendedores pensem de modo coletivo, troquem experiências ricas e tenham ideias que os ajudem a crescer em conjunto.

As associações são um instrumento de organização que envolve compromisso com o bem comum e têm como principal objetivo uma representatividade atuante e efetiva que traga resultados no âmbito social, político, ambiental e econômico.

O associativismo empresarial fortalece empresas, dinamiza cidades e constrói o desenvolvimento sustentável.

Cada empreendedor traz bagagens valiosas, e o convívio com mais empreendedores é uma chance de adquirir mais conhecimento. Na ACISE, os empresários podem participar de eventos que são oportunidades para ampliar o networking e firmar parcerias.

A rotina pesada da gestão geralmente cria uma tendência individualista no empreendedor, que fica muito focado em sua empresa e não procura participar de uma ação coletiva que facilite o seu dia a dia. 

O associativismo viabiliza maior participação e cria espaços de diálogo entre a sociedade organizada e o poder público. A ACISE, como representante do Comércio, da Indústria e dos Serviços, abre diálogos constantes com o poder público municipal, estadual e federal em prol dos empresários e do desenvolvimento econômico da nossa cidade e região.