• 11 4781-1044

CÓDIGO:    SENHA:

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Al. Fernando Batista Medina, 69, Centro - Embu das Artes - SP

Museu do Índio

CICI - Museu do Índio

Walde-Mar de Andrade e Silva artista plástico, brasileiro, nascido em Timburi – Estado de São Paulo, em 6 de novembro de 1933. Foi lavrador, comerciário, industriário, pugilista e ator de teatro.

Em 1966 fez curso no Teatro Oficina com o Prof. Eugênio Kusnet, quando encontrou seu caminho no campo das artes. A natureza é o cenário. E o índio, o principal personagem desse paraíso, onde se vive com alegria, equilíbrio, harmonia, pureza colorido e amor. Em 1968, Walde-Mar escolheu esse tema rico e instigante para desenvolver seu trabalho artístico.

Pesquisador da cultura indígena, viveu entre os índios no Parque Nacional do Xingu, por vários anos, com apoio dos irmãos Villas Boas.

Suas experiência são contadas nas palestras que realiza em instituições ligadas à educação e cultura.

A convite de amigos (brasilíndios) fez sua mais recente visita ao Xingu em setembro-2000. Assistiu às festividades de nossos nativos, quando foram reunidas sete tribos.

Realizou sessenta exposições na Europa. Nas dezessete viagens que fez aquele continente, realizou também palestras relacionadas a cultura indígena. Participou de catorze exposições nos Estados Unidos e mais de sessenta no Brasil.

Algumas exposições foram realizadas juntamente com outros eventos voltados à conscientização ecológica.Seu livro, "Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros", editado na Alemanha, encontra-se na 8.ª edição, alcança a 2.ª edição no Japão.

A empresa CIBA-GEIGY editou-o em 1990, (em uma tiragem de 5.000 exemplares) no idioma português. No ano de 1998, a Editora FTD lançou-o no Brasil, na 15.ª Bienal Internacional do Livro, atualmente na 3ª edição.

Tanto na Europa, como no Brasil, educadores e editores, tem incluido-o em seus planos de ensino e em livros didáticos, com propostas pedagógicas multidisciplinares.

Participou da 46.ª Frankfurt Book Fair – Confluence of cultures, em 1994, na Alemanha.

Em 1996 foi lançado na Alemanha o jogo educativo, contendo 110 cartas relacionadas à cultura indígena, traduzindo seu conteúdo com propostas pedagógicas, em treze idiomas.

Walde-Mar tem suas obras nos acervos do Museu de Antropologia da Universidade Estadual de Indiana - Indiana - Estados Unidos; Museu e Antropologia da Universidade Estadual de Michigan – Michigan - Estados Unidos, Museu de Arte Contemporânea - Skopje - Iugoslávia e Museu de Arte Naif - Assis - SP - Brasil.

Em 1999 foi lançado pela Porcelanas Schmidt, uma coleção de pratos decorativos com obras suas, relacionadas a quatro lendas indígenas.

Para 2002, a BRASCRI, Associação Suiço-Brasileira de Ajuda à Criança, editou um calendário com obras suas referentes a doze lendas indígenas.

Convidado para fazer várias mensagens de Natal, em cartões, entre eles, da UNICEF.

Walde-Mar adiciona mais de mil obras adquiridas por colecionadores de diversos países.

Seu atual projeto, o CICI – Centro de Informação da Cultura Indígena, no município de Embu – SP, consta de acervo bibliográfico e acessórios indígenas. Está à disposição para visitação, estudos e pesquisas.


PUBLICIDADES

CLIMA
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
  • 11 4781-1044

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA