• 11 4781-1044

CÓDIGO:    SENHA:

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Al. Fernando Batista Medina, 69, Centro - Embu das Artes - SP

Memorial Sakai de Embu

A imagem de uma cidade pode estar associada a diversas pessoas, sentimentos, paisagens ou acontecimentos. Em alguns casos, o tempo, encarregado de perpetuar nomes e lugares, pode no entanto, ser injusto, como foi com mestre Sakai de Embu. Reparando uma injustiça histórica praticada contra a obra, o nome e a memória deste que - não há dúvidas - foi um dos maiores escultores em terracota do Brasil, foi construído o Memorial Sakai.

Tadakio Sakai, nascido em Nagasaki, Japão, chegou ao Brasil em 1928, com catorze anos. Em Embu, aportou em 1952, após dar aulas de artes marciais e trabalhar com sericultura e agricultura. Ao ser ensinado na arte da terracota por Cássio M'Boi e reconhecer nesta cidade sua definitiva morada, adotou o nome artístico de Sakai de Embu, o mesmo acontecendo com boa parte das suas centenas de alunos, que, aliás, ainda hoje ensinam a arte de seu mestre, passada de geração para geração e hoje tendo como morada seu memorial, sempre reverenciando seu mestre e a simplicidade inegável do artista, aliada a uma vontade e prazer de ensinar inabaláveis.

Sakai amou Embu e o Brasil. Encontrou nestas paragens, o sol caboclo e o chão maior que o acolheria. Encontrou em Cássio M' Boy e Solano Trindade os parceiros de uma vida. É bem possivel que, ao receber o título de cidadão embuense, em 1967, Sakai, morto em 1981, não imaginasse que a mesma cidade que o acolhera e que lhe dera o seu reconhecimento, anos mais tarde despedaçaria sua Via-Crucis. A obra de uma vida do artista foi, ao som das picaretas e da ignorância, simplesmente desfeita em milhares de pedaços.

O Memorial é um espaço cultural que, além do museu com obras do mestre,de seus alunos e uma escola de cerâmica, tem exposições periódicas de outros artistas plásticos.

"Eu vim de longe para encontrar minha casa (Embu) Vim do sol nascente para o sol caboclo Minha terra era pequena e eu também Procurei um chão maior para ser maior Encontrei Cassio M' Boy e o Solano Trindade Formamos um triângulo de arte e amor E assim nasceu o meu grupo que hoje é do povo".


PUBLICIDADES

CLIMA
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
  • 11 4781-1044

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA